Menu

Notícias

Antioxidantes – Fique por dentro!

[author-image]
user em Notícias

Antioxidantes são conhecidos por neutralizar a ação dos radicais livres. Os radicais livres são moléculas que tem número ímpar na sua orbita externa, tornando-os quimicamente instáveis. Em busca da sua estabilidade, eles necessitam doar ou receber elétrons, prejudicando as células, proteínas e DNA (material genético). São, em verdade, moléculas agressivas de oxigênio, que oxidam e danificam os tecidos. Sua ação produz numerosos sintomas, que variam do enrugamento da pele a determinados tipos de câncer.
Antioxidantes são encontrados na natureza em compostos particularmente ricos em hidrogênio e excesso de elétrons. Estes compostos ricos em hidrogênio e elétrons são usualmente visíveis a olho nu, notadamente nos pigmentos que dão cor aos legumes e vegetais.
A pigmentação das plantas pode ser o modo mais fácil para descobrir e encontrar o real valor antioxidante dos alimentos. Super alimentos que variam do cacau ao açaí, ao goji (fruto de uma planta dos montes do Himalaia), à espirulina (tipo de alga), e ao fitoplâncton marinho, todos eles são extraordinariamente ricos em conteúdo de antioxidantes.
Antioxidantes podem ser solúveis em água ou gordura. Todas as gorduras cruas e puras, bem como os óleos, são antioxidantes, uma vez que contêm elétrons em excesso. Ou seja, não apenas os alimentos naturais coloridos estão carregados com antioxidantes, mas, também, os alimentos crus como as azeitonas, abacates, nozes, e sementes.
Estudos demonstram que consumir alimentos ricos em antioxidantes está associado a baixa incidência de doenças crônico-degenerativas, como alguns tipos de câncer (pulmão, mama, próstata), doenças cardiovasculares, dentre outras, devido à propriedade dos antioxidantes de extinguir e desativar os radicais livres.
Alguns antioxidantes têm propriedades medicinais que vão além da neutralização dos radicais livres. Os antioxidantes da xantona (C13H8O2), encontrada na casca do mangostão, têm aplicação no tratamento da artrite e reumatismo, e os antioxidantes provenientes das algas verde-azúis contribuem para a produção natural de células tronco.
201b03_ae584c2c663e4c44ad773db098f48d16-300x256

Vitaminas A, C, e E são considerados antioxidantes. Vitamina A é um metabolito de beta-caroteno, um pigmento vermelho encontrado nas plantas (cenouras, goji, etc.).
Vitamina C é um antioxidante famoso, muito pesquisado, que está em vários alimentos naturais. O conhecimento sobre a vitamina E sofreu uma revisão significativa recentemente, e seu valor antioxidante está vinculado a sua qualidade e tipo (tocotrienol ou tocoferol). Tocotrienol tem mais antioxidante que tocoferol.
Minerais atômicos, como zinco e selênio, são considerados antioxidantes, mas sua ação depende do uso de enzimas antioxidantes para ser efetiva.
O único átomo que age individualmente como um antioxidante é o hidrogênio, que neutraliza os radicais livres imediata e completamente, deixando como subproduto apenas água.
A medida ou escore ORAC (Oxigen Radical Absorbance Capacity) é um padrão científico que atribui o valor antioxidante para alimentos e substâncias. Quanto mais alto o número ORAC, maior o poder antioxidante da substância. O índice ORAC aumenta na medida em que diminui as dimensões dos grãos das substâncias, vez que o aumento da relação superfície/volume deixa os antioxidantes mais disponíveis. Rudolf Steiner provou que desidratando e polvilhando uma substância você aumenta seu poder antioxidante.
Quando olhamos o índice ORAC dos alimentos nós avaliamos o seu poder antioxidante. Dos principais alimentos do planeta, cacau (chocolate natural cru) entrega o maior índice de antioxidantes. Cacau é a comida mais rica em antioxidantes no mundo! Veja o gráfico comparativo abaixo:
Fonte: U.S Department of Agriculture e The Journal of the American Chemical Society
Em 2007, cientistas de um dos mais importantes centros de pesquisa em antioxidantes do mundo, situado em Hort na Nova Zelândia, publicaram que não apenas o índice ORAC do alimento é importante, mas também a forma como estes antioxidantes são absorvidos, das comidas, para a corrente sanguínea. Eles relataram evidências de que o consumo de cacau natural pode triplicar a absorção de antioxidantes no sangue.
Naturalistas e pessoas que comem muitos alimentos naturais não cozidos apresentam constantemente uma contagem mais alta de antioxidantes no sangue que o resto da população. É uma evidência que reforça o poder antioxidante das frutas e legumes pigmentados, bem como das gorduras cruas e óleos (nozes, sementes, azeite de oliva, etc) todos antioxidantes poderosos.
Pesquisas científicas como as realizadas no Centro de Pesquisa de Hort, têm o poder de validar o saudável hábito de adicionar super alimentos como cacau, goji, açaí, e outros, em bebidas e lanches do dia a dia, criando um efeito sinergético que aumenta a absorção de antioxidantes.
Fonte: Understanding Antioxidants. David Wolfe. (http://www.sunfood.com/MyPages/understanding-antioxidants.aspx). Acesso em 12.05.2009

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Erro › WordPress